Palestrantes

    • Palestrantes (em ordem de apresentação)

  • Nanci Gonçalves da Nóbrega – Possui doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/IBICT (2002). É Professora Adjunta IV da Universidade Federal Fluminense na Pós-Graduação (Departamento de Ciência da Informação e Instituto de Letras) e na Graduação (Departamento de Ciência da Informação) e Professora Colaboradora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Beatriz Martini Bedran – Possui graduação em musicoterapia pela Faculdade de Musicoterapia no Rio de Janeiro e em Educação Artística com habilitação em música pelo Conservatório Brasileiro de Música, do Rio de Janeiro, Mestre em Ciência da Arte pela UFF (2010). Foi professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) de 1985 até 1994, sendo transferida para a UERJ em 1995, onde desde então , realiza sua oficina “ Arte de Cantar e Contar Histórias”, para professores. Compositora,  cantora,atriz e educadora musical.Trabalhou durante dez anos como atriz e compositora no ”Quintal Teatro Infantil”, participou do “Bloco do Palhoça”, com quem gravou seu primeiro disco na década de 1980. Em carreira solo, gravou 10 discos, escreveu e montou diversos espetáculos premiados pela critica, é autora de 9 livros infantis e 2 dvds, ” Histórias de um João de Barro” e ” Cabeça de Vento”.. Foi a apresentadora do programa Canta Conto, realizado pela TVE do Rio de Janeiro. Participou também do “Lá Vem História”, da TV Cultura de São Paulo. Atualmente é uma referência em arte e educação, com públicos cativos em shows, peças de teatro infantil e palestras para adultos.
  • Ana Lúcia Palma Gonçalves– Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2009). A pesquisa investigou uma metodologia para a formação de atores com deficiência visual e criou um acervo de livros acessíveis em áudio para a formação teórica destes atores. Este acervo foi produzido através do Curso “A Voz do Ator Vidente: O Caminho Sonoro para o Ator Cego”. Atua na produção de eventos teatrais e literários, na arte inclusiva e na capacitação vocal de profissionais de voz.
  • Joanilda Maria dos Santos – Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2009) e graduanda em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense. Cursando Especialização em Educação na WPÓS ensino à distância.Possui experiência em implantação em salas de leitura em comunidades, casas de detenção e escolas, organização de acervos particulares e projetos de extensão. Atualmente é funcionária da Universidade Federal Fluminense.
  • Hagar Espanha Gomes – possui graduação em Curso de Biblioteconomia pelo Fundação Biblioteca Nacional (1955) , especialização em Pesquisas Bibliográficas Em Tecnologia pelo Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (1961) e mestrado em Mestrado Em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (1972) . Tem experiência na área de Ciência da Informação , com ênfase em Biblioteconomia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia da Informação, Recuperação da Informação.
  • Sandra Borges Badini – possui mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) . Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal Fluminense. Atuando principalmente nos seguintes temas: catálogos de bibliotecas-estudo de uso, estudo de uso e usuários da informação.
  • Lídia Silva de Freitas – Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), Mestrado em Ciência da Informação pelo Convênio UFRJ-IBICT (1990) e Doutorado em Ciências da Comunicação, Área de Ciência da Informação, pela Universidade de São Paulo (2001).
  • Maria Luiza de Almeida Campos – Graduada em Biblioteconomia e Documentação. Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro em Informação Científica e Tecnológica – IBICT/UFRJ, com Pós-Doutorado no Laboratório de Biologia Molecular de Tripanosamatídeos e Flebotomídeos do Instituto Oswaldo Cruz FIOCRUZ na área de Ontologias genômicas. Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação UFF/IBICT. Possui atividades de ensino e pesquisa na área de Organização e Recuperação da Informação, com especialidades nas seguintes temáticas: Indexação; Construção de Tesauros e Taxonomias; Teoria da Classificação; Terminologia; Ontologia; Metadados e Gestão de Conteúdos. Desenvolve a pesquisa Ontologia e o papel das definições:a descoberta do conhecimento no domínio de Tripasomatídeos como apoio às pesquisas em Bioinformática no Brasil", como bolsista em produtividade pelo CNpq. Coordenadora do grupo de pesquisa Ontologia e Taxonomia : aspectos teóricos e metodológicos . Vêm atuando em diversas Instituições como consultora em atividades de elaboração de linguagens documentárias, taxonomias e de política de indexação. É autora do livro Linguagens Documentárias: teorias que fundamentam sua elaboração e de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

Professores envolvidos com o projeto

  • Marcia Heloisa Tavares de Figueredo Lima – Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Ciência da Informacao pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pela Escola de Comunicação da UFRJ (2004). Atualmente é professora adjunta e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, atuando na docência dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Mestrado em Ciência da Informação -PPGCI/UFF (2009-). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase no ensino de graudação, produzindo reflexões principalmente nos seguintes temas: direito de informação, bibliometria, memória e produção científica. É pesquisadora junto ao Grupo Memória, Discurso e Informação do CNPq.
  • Rosimere Mendes Cabral – Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professora Assistente DE da UFF – Departamento de Ciência da Informação. Mestre em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO, atuando nos seguintes temas: Alexandria – bibliotecas e projeto politico. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s